Linguagem
Token
A palavra “Token” significando “prova” ou “testemunho”
Pode facilmente verificar-se que a palavra inglesa “Token” tem uma considerável quantidade de significados. No que respeita ao capítulo da linguagem cripto, “token”, em determinado sentido, é o mesmo que dizer “prova”, “demonstração”, ou “testemunho” da posse de algo. Recorde-se em artigo anterior – Tokens – o exemplo da divisão de um determinado investimento por cem mil unidades. Ora cada uma dessas unidades com um certo valor, quando comprada, representa a sua posse, designando-se por token. Imaginemos que o investidor A comprou cinquenta unidades daquele investimento. Então, esse investidor é possuidor de cinquenta tokens, cujo valor oscilará conforme o sucesso ou insucesso daquele empreendimento. Pode, portanto, associar-se a palavra token aos mais diversos empreendimentos, sendo registado e transacionável no mesmo ambiente tecnológico das criptomoedas – a Blockchain. Também as criptomoedas podem considerar-se como tokens, pois são a prova da posse de um valor.
Já agora, imagine-se um outro exemplo: um museu pretende adquirir para a sua exposição permanente um quadro valiosíssimo, mas não possui, de momento, capacidade financeira para o fazer. Dividindo o valor do quadro em unidades (partes iguais), ou tokens, a sua aquisição poderá ser uma realidade, se for suficiente o número de pequenos investidores que podem comprar maior ou menor quantidade de tokens, podendo alcançar os seus lucros quando a obra valiosa for revendida por valor superior, aumentando assim o valor de cada token.
O mesmo acontece com a compra e venda de ações de uma empresa cotada na Bolsa. A grande diferença entre essas transações tradicionais e as transações na Blockchain é a descentralização neste caso, e o seu registo criptografado. Quando se faz alusão à descentralização, no caso dos variados tokens e criptomoedas, basicamente isso significa que entre um vendedor e um comprador não existe um intermediário, como um banco, uma entidade, a bolsa de valores, etc.
Existem hoje formas diversas de tokens e poderão existir no futuro um número cada vez maior. Um exemplo dos mais modernos é o que se liga ao desporto, nomeadamente ao desporto profissional, como é o caso do futebol. É comum, nos dias de hoje, o estabelecimento de protocolos entre corretoras cripto e alguns clubes de futebol, implementando os chamados Fan Tokens, rejuvenescendo financeiramente os clubes, através da sua compra pelos associados, obtendo estes algumas vantagens ligadas ao seu clube, ou até algum poder de decisão, influenciando rumos a tomar pelas respetivas direções. Mas também os não associados têm a mesma facilidade de obtenção dos seus Fan Tokens, simplesmente para diversificar investimentos, aguardando a sua valorização com objetivos de poupança e comercialização.
Comentários
Enviar um comentário