Criptomoedas
A primeira criptomoeda
Bitcoin
Houve já oportunidade de referir que a primeira criptomoeda foi criada em 2009 por um tal programador japonês Satoshi Nakamoto, desconhecendo-se se de facto existiu verdadeiramente, ou foi só um pseudónimo inventado para suportar determinadas teorias sobre a criptomoeda.
A criptomoeda mencionada é o Bitcoin e pode representar-se pelas siglas XBT ou BTC. O principal objetivo do Bitcoin era, já na altura da sua criação, construir um sistema de pagamento eletrónico anónimo e descentralizado, não necessitando assim de uma administração central ou de qualquer intermediário para proceder a transferências ou pagamentos. Unidades ou frações de Bitcoin podem ser enviadas de um utilizador para outro utilizador através da sua rede – rede de blockchain Bitcoin.
O número de unidades de Bitcoin é limitado, significando isso que não é possível criar mais unidades de Bitcoin. O número máximo de bitcoins será de 21 milhões.
O protocolo Bitcoin, como é dito na gíria, é de código aberto. Desta maneira, toda a gente poderá aceder a esse código para examiná-lo e contribuir para o seu desenvolvimento.
Comentários
Enviar um comentário